O Blog:

Não importa se fútil ou cult, aqui tem o que agrada, desperta curiosidade, riso e coisas assim. Sem rótulo e sem pudor, seja fult com a gente!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O folk autóctone


Não sei precisar há quanto tempo Renata Rosa passou a fazer parte da minha playlist, mas sei que de lá pra cá nunca mais consegui me esquecer dessa voz cristalina e imponente.

Nascida em São Paulo em 1973, além de cantora é atriz, pesquisadora, compositora e poetisa. Sua obra está intimamente ligada com a cultura da Zona da Mata Pernambucana, aglutinando de maneira muito ímpar e brilhante elementos do coco, dos xangôs, das cirandas, da música índigena e também ibérica. O resultado é música brasileira simples e da melhor qualidade.

Sua discografia é composta por dois CD's: Zunido da Mata (2002) e Manto dos Sonhos (2008), ambos regionalistas sem deixarem de ser multiculturais, tendo o som da rebeca como acompanhamento para a maioria das faixas, tocada pela própria Renata.

Desde 2003 já se apresentou quase 200 vezes pela Europa e Estados Unidos, conquistando prestígio e prêmios importantíssimos, como o Choc de l' Année 2004 (Le Monde de la Musique), prêmio máximo da crítica francesa.

Em Manto dos Sonhos encontramos a artista naturalmente mais madura, mas mantendo suas influências e reafirmando sua alma nordestina. Neste segundo trabalho encontramos canções mais melodiosas, com lirismo mais acentuado, como em Morena.

São CDs que revelam um Brasil muito particular e encantador, que todos deveriam conhecer e decifrar, pois são da nossa raiz, elementos formadores da nossa identidade cultural. É um batuque do bom, imperdível!

Experimente aqui: Zunido da Mata (2002) e Manto dos Sonhos (2008)

Acesse também: Site Oficial e MySpace.