O Blog:

Não importa se fútil ou cult, aqui tem o que agrada, desperta curiosidade, riso e coisas assim. Sem rótulo e sem pudor, seja fult com a gente!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Madeinusa

Madeinusa  (Peru/Espanha,  2006)  é  o  primeiro  longa-metragem  dirigido  pela peruana Claudia Llosa, que em 2009 ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim pelo seu  segundo  filme,  La  Teta  Asustada.  Um  ponto  em  comum  nos  dois  filmes  é  a presença  da  atriz  Magaly  Soler  que  no  primeiro  filme  interpreta  Madeinusa de maneira admirável, com muita expressividade, conferindo um realismo à personagem que nos leva a esquecer que estamos vendo ali uma atriz com seu papel e não uma personagem autêntico e real.

O filme narra alguns dias de um  imaginário vilarejo peruano,  denominado  Manayaycuna,  e  localizado  entre  as  remotas  montanhas  da  Cordilheira Branca,  onde  ocorreria  o  Tempo  Santo,  período  que  vai  da  Sexta-Feira  Santa  ao Domingo  de  Páscoa.  Neste  hipotético  povoado,  vivem  Madeinusa,  sua  irmã  Chale (Yiliana  Chong)  e  seu  pai,  então  prefeito  da  cidade,  Cayo  Machuca  (Juan  Ubaldo Huamán).  A  chegada  de  Salvador  (Carlos  J.  de  la  Torre),  que  percorre  um  longo caminho de Lima até  localidade, é a chance que Madeinusa encontra para partir para a capital, seguindo os passos da mãe que abandonara as filhas com o pai.

O filme pontua a diferença entre o arcaico e o urbano, pagão e religioso, mostrando-nos o cotidiano exótico do vilarejo. É um filme caracterizado pelo etnocentrismo, assim como o ótimo filme brasileiro A Festa da Menina Morta (2008). Os costumes típicos e exóticos se revelam durante as festividades do Tempo Santo, onde, segundo as tradições locais, tudo está permitido, uma vez que Jesus está morto e não pode ver os pecados do mundo. A trama se desenrola sobre esse pretexto, encantando na fotografia e surpreendendo no roteiro. Este é um filme cheio de silêncios, para ver e digerir por alguns dias. O final é um tanto atordoante, surpreendente e faz do filme imperdível! Disponível AQUI ou AQUI.

Nenhum comentário: