O Blog:

Não importa se fútil ou cult, aqui tem o que agrada, desperta curiosidade, riso e coisas assim. Sem rótulo e sem pudor, seja fult com a gente!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Blue Eyed – De olhos Azuis

Todo mundo tem uma lista particular com alguns filmes para levar na memória ou na estante pelo resto da vida. Muitos desses filmes são belos romances, histórias de superação com fotografia impecável e trilha sonora inesquecível ou comédias divertidas e emocionantes. Na minha lista particular que é bastante restrita, figura um excelente documentário do ano de 1996 chamado Blue Eyed. Sim, um documentário. Esse é um daqueles filmes que são obrigatórios, que ninguém deveria deixar de assistir tamanha a sua relevância e sensações que provoca



No documentário, a professora e socióloga estadunidense Jane Elliot aplica um workshop para trabalhar sobre a discriminação racial inerente à sociedade norte-americana. Para tal, ela divide os participantes em dois grupos: um grupo com olhos claros e outro grupo de pessoas com olhos escuros. Todos conhecem as regras do “jogo”, porém sem saber muito bem o que estava por vir. Jane, com maestria admirável e invejável, conduz o exercício desconstruindo a ordem social vigente, onde brancos têm vantagens sobre os negros, levando-os para o outro lado da história, criando então um microcosmo para isso. Parece simples como criar um teatrinho de “faz de conta”. E é simples. Contudo, as reações são surpreendentes e também comoventes.

Durante o exercício realizado, quem participa e quem assiste são levados a pensar sobre todos os seus preconceitos, não apenas o preconceito racial tão bem camuflado no Brasil. É impossível descrever na íntegra as tantas feridas onde o documentário toca, e tamanha a intensidade com que tudo acontece. Poucos filmes me despertaram tantas emoções e reações, é verdadeiramente atordoante, emocionante e absolutamente imperdível. Não há como ficar indiferente após assisti-lo.

O vídeo está disponível no YouTube e está dividido em 12 partes. Pode ser trabalhoso, mas vale a pena. Abaixo, a primeira parte, e a partir desta facilmente encontrarão link para as demais:

Um comentário:

Diana disse...

Não sou lá muito fã de documentários, mas esse realmente é muito, muito bom. Vale muito a pena, indispensável para mudanças de visão e compreensão com facilidade de certas coisas tão presentes na nossa vida.