O Blog:

Não importa se fútil ou cult, aqui tem o que agrada, desperta curiosidade, riso e coisas assim. Sem rótulo e sem pudor, seja fult com a gente!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Epifanias Bizarras



Bem, hoje me deparei com uma colocação absurdamente infeliz pela Internet, uma espécie de epifania bizarra, mas antes de falar exatamente a respeito, vamos a uma pequena apresentação sobre Rick Bonadio.

Para quem não o conhece, ele é um produtor badalado no mercado fonográfico brasileiro. Já produziu um monte de bandas, em sua maioria pop rock, como Titãs, Charlie Brown Jr, Br’Oz, Luiza Possi e as bandas mais recentes e badaladas como Nx Zero e Fresno. Ah! Não posso deixar de citar que o sapiente Rick produziu o álbum da dupla Et & Rodolfo também.

Não vou aqui falar da qualidade musical das últimas bandas que ele produziu, cada estilo encontra seu nicho mercadológico, e se estão aí até hoje é porque agrada alguém, mesmo que os agradados sejam ouvidos minimamente exigentes. Rick tem seus méritos, seus trabalhos como produtor estão aí pra todo mundo ver e ouvir, azucrinando os ouvidos alheios.

Tudo em paz, cada um no seu quadrado, até que o produtor concede uma entrevista ao “Vírgula” e fala coisas como “fornecer musicas grátis na Internet é burrice” e “banda sem sucesso é porcaria”. Só penso uma coisa: está desesperado vendo que a carreira dele pode ter um fim breve.

A exemplo do Wado, recentemente entrevistado aqui no Varal, e de tantos outros artistas, fornecer a música para download gratuito é um grande passo de adaptabilidade à realidade do mercado fonográfico, estabelecendo com os fãs um novo tipo de relação, e em nada se relaciona a pouca qualidade do trabalho.

É difícil antever processos e fenômenos, ainda mais num momento onde os vinis voltam a ser fabricados e muito procurados, mas é certo que a indústria da música não funciona mais do mesmo modo, em especial com a Internet alcançando as classes D e E. Logo, os artistas que cedem suas músicas para download dão um passo corajoso para esse futuro incerto.

Aliás, com um pouco de habilidade, um computador com softwares certos e mais alguns poucos equipamentos, é possível gravar um EP ou até mesmo um álbum dentro de casa, sem custos absurdos, sem arcar com um PRODUTOR! Isso deve ser realmente assustador para um profissional da área. E o que descrevi é feito por um número crescente de artistas, usando a Internet para alcançarem público, sem gastar milhares para isso, sem se render aos caprichos de um produtor ou à censura de uma grande gravadora.

Outro fala infeliz dele foi querer relacionar sucesso e qualidade musical. Bem, acompanhando esse pensamento tão primoroso, podemos afirmar cegamente que a maior cantora do Brasil é Joelma do Calypso. E o melhor cantor seria sei lá. O Latino? O absurdo me diverte.

Bem, fica aqui o aviso para deixar de se assustar com o que as rádios andam tocando, se depender desse senhor isso não muda tão cedo, afinal, música boa é isso aí que está rolando. E viva a cena independente e os festivais! \o/

Veja a entrevista em vídeo e texto AQUI.

2 comentários:

Diana disse...

Ai, ai ligar sucesso diretamente a qualidade é generalizar e como já dizia o grande Nelson Rodrigues "toda generalização é burra".

Frank disse...

hahaha post divertido!!!
Engraçado para um produtor experiente dizer essas coisas. O cenário mudou, mas ainda existe nesse mercado diversas formas de se ganhar diheiro, inclusive com a circulação de música na Internet. Os caprichos das gravadoras iriam mudar mais cedo ou mais tarde, já bem víamos que mesmo músicas barradas para um álbum, "vazavam" na Internet.
Enfim, quem souber lidar com essa mudança vai se dar bem.
Gostei do texto!!!
Abraços!!!